Descrição
Apresentação
Desde que houve o agravamento da pandemia de Covid-19, em março de 2020, inovar em
educação e pensar fora da caixa tem sido cada vez mais necessário. Face aos inúmeros desafios
enfrentados pelos sistemas de ensino e pelos sujeitos que os constituem, reflexões sobre a
transposição dos tempos e dos lugares de ensino-aprendizagem têm se tornado objeto de
inúmeras pesquisas e de questionamentos cotidianos por parte de docentes, discentes e gestores
da educação em seus diversos níveis de ensino.
Nessa esteira, o IV Encontro Internacional de Inovação na Educação – o Educação Fora
da Caixa – abriu espaço para que o tema Inovação na educação em tempos de pandemia
pudesse ser abordado por diferentes atores do cenário educacional, com a intenção de promover
debates, apresentar alternativas e projetos, discutir metodologias de ensino-aprendizagem e
refletir, não só, mas também sobre a apropriação crítica e responsável das Tecnologias Digitais
da Informação e Comunicação pela educação.
Realizado de forma totalmente online entre os dias 14 e 15 de junho de 2021, o evento
contou mais uma vez com a parceria entre a Universidade Federal de Santa Catarina, por meio
dos Departamentos de Engenharia e Gestão do Conhecimento, Informática e Estatística e
Metodologia de Ensino, e o Sebrae Santa Catarina. Sua programação incluiu palestras com
especialistas em educação do Brasil e de diversos países, painéis de debate e apresentação de
artigos científicos produzidos por pesquisadores de vários estados brasileiros.
Com vistas à manutenção do debate e à perenidade das reflexões iniciadas no evento,
apresentamos à comunidade acadêmica e ao público em geral a presente obra, que conta com 28
artigos distribuídos em quatro eixos, a saber: Educação em rede e o papel das mídias do
conhecimento em tempos de pandemia; Metodologias de ensino-aprendizagem; Educação,
criatividade e empreendedorismo; RRI – Educação, pesquisa e inovação responsáveis. Os artigos
resultam de trabalhos empíricos, revisões sistemáticas ou integrativas da literatura e relatos de
experiência.
Esperamos, com este registro, inspirar o público envolvido com a educação básica e
superior a inovar e a transformar os modos de ensinar e de aprender, especialmente em um tempo
em que somos cotidianamente desafiados e convidados a (re)inventar nossas práticas
pedagógicas e de gestão. Assim, quiçá, nos aproximamos da tão desejada educação de qualidade
que desejamos proporcionar às nossas crianças, jovens e adultos.
Nossos agradecimentos especiais a todos os participantes e aos parceiros que
possibilitaram a realização desse evento.
Desejamos uma proveitosa leitura.
Clarissa Stefani Teixeira
Cristiane Dall Cortivo Lebler
José Eduardo de Lucca
Márcio Vieira de Souza
Organizadores
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
A CURIOSIDADE ENSINA! Kit #1: Santos Dumont e o avião Demoiselle – Relato sobre
as atividades de um projeto de extensão durante a pandemia
Valéria Santos Fialho
Marcelo Suzuki
Nelson José Urssi
Ricardo Luis Silva
UNIVERSIDADE INOVADORA E EMPREENDEDORA: O caso da Universidade
Stanford e sua transferência de tecnologia
Juliana de Souza Corrêa
Clarissa Stefani Teixeira
A CRIATIVIDADE NO AMBIENTE DE ENSINO: Princípios do design no despertar dos
jogos educacionais
Letícia Noya dos Santos
Alisson Fernando Coelho do Carmo
IMPORTÂNCIA DA FÍSICA QUÂNTICA PARA DESPERTAR O INTERESSE PELA
CIÊNCIA
Paulo Djalma Martins
Juliano Schimiguel
UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE TIC PARA AUXÍLIO NO ENSINO
REMOTO EMERGENCIAL: Estudo de caso em disciplina de pós-graduação
Jonatan dos Santos
Laíse Andriani
Clarissa Stefani Teixeira, Dra.
Alexandre Augusto Biz, Dr.
UM BREVE SALTO “FORA DA CAIXA”: Do ensino presencial à educação a distância
na pandemia
William Cordeiro Costa
Richard Perassi Luiz de Sousa
SALA DE AULA INVERTIDA: utilização do AVEA para realização das atividades
pedagógicas não presenciais durante a pandemia da COVID-19
Marcileni dos Santos
Naiara Amália da Silva
Ana Paula Uliana Mason
Fernando José Spanhol
“ASSIM EU APRENDO MAIS!”: ranking do uso de metodologias ativas no processo de
ensino-aprendizagem
Inara Antunes Vieira Willerding
William Roslindo Paranhos
Édis Mafra Lapolli
PROJETO GENIUS HOUR: Um Relato de Aprendizagem Baseada em Projetos em
Tempos de Pandemia
Christiano B. Machado
Rosa R. M. Vale
Maria Lúcia L. Silva
Maria Alice Aguiar
Tatiana C. Paraizo
AGREGAÇÃO DE VALOR E AUMENTO DE SHELF LIFE DE MIRTILO
UTILIZANDO A METODOLOGIA PROBLEM BASED LEARNING (PBL)
Maristela Schleicher Silveira
Denise Wentz Forte
Emanuele de Souza
Creciana Maria Endres
EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: Estratégias para a produção
de ambientes significativos
Viviane Cristina Marques
Cícera A. Lima Malheiro
Luciano Gamez
PRINCÍPIOS E DIRETRIZES PARA A AUTOAVALIAÇÃO DO ALUNO JOVEM DOS
ANOS FINAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Vivian Lely Fasolo Marxreiter
Graziela Grando Bresolin
Patrícia de Sá Freire
GEOMETRIA ESPACIAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: Uma experiência com alunos
do Ensino Médio
Alexandre Luis de Souza Barros
USO DE SÉRIES DE FICÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE QUÍMICA BASEADO
NA APRENDIZAGEM TANGENCIAL: Um relato de experiência
Vitoria Gabrielle Miliolli
Luciano Dias da Silva
Patricia Jantsch Fiuza
A FÍSICA DE UM CARRINHO DE ROLIMÃ: Um exemplo de transposição didática
para o ensino das leis de Newton e do plano inclinado
Arleide Rosa da Silva;
Marcelo Martin Heinrichs;
A CONSTRUÇÃO DE UMA AMBIÊNCIA COOPERATIVA: Conduta dos alunos e
professores na sala do laboratório de informática
Sergio Alexandre Hack
JAM DE ROBÓTICA: estratégia para engajamento de professores
e estudantes em processos de aprendizagem
Regina Célia Fortuna Broti Gavassa
ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: As possibilidades da Monitoria Voluntária
Mary Anne Pasta de Amorim
Alan França Cerioli
Christine Bouwman
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: Oportunidades e desafios
na Educação Básica em Cidades Paraenses
Alix Ribeiro da silva
Vania Ribas Ulbricht
Márcio Vieira de Souza
REORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DURANTE A PANDEMIA DA
COVID-19
Mayra Beraldo Lopes
Amanda Regina Ferreira Rosas
Hemilyn da Silva Meneguete
Nathália Hernandes Turke
CASOS DE ENSINO: Contribuições à escola para promoção de uma cultura de
prevenção ao risco de desastres
Tatiane Avancini Schwarzrock
Daniela Tomio
COLEÇÃO E-BOOKS CLUBES DE CIÊNCIAS: Contributos para uma educação
científica inovadora
Daniela Tomio
Bruna Hamann
Fernanda Rodrigues
Gabriela Herz
Natalia Bagattoli Pedron
UTILIZAÇÃO DA REALIDADE VIRTUAL POR MEIO DO GOOGLE CARDBOARD
EM SALAS DE AULA NO BRASIL: Uma revisão bibliográfica sistematizada
Raphael Odebrecht de Souza
Helio Aisenberg Ferenhof
Fernando Antônio Forcellini
AVATARES DE TRADUÇÃO (3D) EM SITES EDUCACIONAIS: Avaliação empírica
Daniel Henrique Scandolara
Emanuelle Schmitt
Vânia Ribas Ulbricht
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: Ambientes formais e informais como
contribuição ao processo de aprendizagem durante a pandemia da COVID-19
Melissa Ribeiro do Amaral
Maria Carolina Milani Caldas Sartor
Inara Antunes Vieira Willerding
Édis Mafra Lapolli
SISTEMAS TUTORES INTELIGENTES COMO FERRAMENTA ADAPTATIVA E
FOMENTO À GESTÃO DO CONHECIMENTO: Uma revisão da literatura
Gilmar Cardoso
Paulo Cesar Leite Esteves
CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA DO SENAI NA PLATAFORMA DE ESTUDO
ADAPTATIVO ACROBATIQ BY VITAL SOURCE: Estrutura, potencialidades e
reflexões sobre desafios
Aline Cristina Antoneli
Maria José Baldessar
A CONTRIBUIÇÃO DAS REDES SOCIAIS À DISSEMINAÇÃO DO
CONHECIMENTO AMBIENTAL COMO FORMA DE EDUCAR A SOCIEDADE
Juliana Augusto Clementi
Greicy Kelli Spanhol Lenzi
Avaliações
Ainda não existem avaliações.